Tratamento

DTM - DISFUNÇÕES TEMPOROMANDIBULARES

O que é DTM?

DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. O termo se refere às alterações que atingem as ATM (articulação Tempromandibular) e/ou os músculos da mastigação.

Indicação

Quem precisa do tratamento?

Se você sente dificuldade, dor ou limitação para abrir ou movimentar a boca, ruídos nas ATM, travamento da mandíbula, dores na face e próximo ao ouvido, cansaço nos músculos da face, certos tipos de dor de cabeça entre outros, procure um especialista em DTM e Dor Orofacial

Tratamento

Como tratar?

O tratamento é individualizado e são conservadores, como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia, etc. Porém, existem casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada. É importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico com um especialista em DTM e Dor Orofacial.

Perguntas frequentes

Quais hábitos podem levar a ter DTM?

Apertamento dos dentes quando acordado e/ou bruxismo do sono

O que é apertamento dentário?

É contato dos dentes silencioso, forte e sem movimentos mandibulares.

O que é o bruxismo?

É um movimento involuntário e inconsciente durante o sono entre os dentes superiores e inferiores produzindo sons desagradáveis.

A posição dos dentes levam à DTM?

Antigamente, acreditava-se que tudo era causado pela posição dos dentes; hoje, os estudos mostram que o papel da má oclusão dentária na causa de DTM é pequeno.

Sou ansioso, posso desenvolver DTM?

Estudos associam, fortemente, DTM com ansiedade, estresse, depressão, drogas neuroquímicas, fatores genéticos, etc.