Tratamento

TRAUMA DA FACE

Trauma da face

As principais causas do trauma facial são: acidentes automobilísticos e motociclísticos, acidentes esportivos, agressões físicas, quedas, acidentes de trabalho e lesões por armas de fogo.

Indicação

Qual o risco de não operar?

O trauma de face tem potencial de causar desfiguração e perda da função, por exemplo, dificuldade de movimentação da mandíbula com consequente dificuldade na mastigação, fala e deglutição.

Riscos

Risco cirúrgico

É uma cirurgia eletiva sem grandes riscos, porém a anestesia geral pode, em casos específicos, apresentar intercorrências. Sendo importante uma boa avaliação pré-operatória para diminuir os riscos de complicações. 

Pacientes jovens e saudáveis apresentam muito menos riscos comparados a pacientes mais velhos e com comprometimentos médicos importantes. 

Preparação

Pré-operatório

Após internação hospitalar são solicitados exames pré-operatórios de rotina, bem como realizado planejamento da reconstrução facial

Recuperação

Pós-operatório

Faz parte do pós-operatório : edema, dormência em face, alimentação pastosa, utilizar as medicações prescritas e realizar acompanhamento ambulatorial.

Perguntas frequentes

A cirurgia é coberta pelo plano?

A Lei Federal 9656, Súmula Normativa Número 11 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, diz que todos os convênios médicos, planos de saúde ou cooperativas médicas devem cobrir a internação hospitalar e os materiais necessários para a cirurgia ortognática.
Os honorários da equipe, dependendo do plano de saúde, podem ser totalmente cobertos e ser passíveis de reembolso total ou parcial.
Nas situações onde o paciente precise arcar com os custos da cirurgia, existe a possibilidade de parcelamento.

Como me alimento após a cirurgia?

A Alimentação após a cirurgia é líquida e pastosa, aumentando a consistência com o passar dos dias, a dieta retorna ao normal por volta de um mês após a cirurgia.

Quanto tempo fico internado?

As cirurgias de trauma são realizadas em hospitais com previsão de internação de 48 a 72 horas.

Como o osso fraturado é consertado?

Para que os ossos cicatrizem, eles precisam ser imobilizados em uma posição adequada por tempo suficiente (geralmente 4-6 semanas). Isto é feito com mini placas e parafusos de titânio , que não causam rejeição.

Preciso ficar com a boca amarrada?

uso de fixação interna rígida elimina a necessidade do bloqueio, gerando um pós-operatório mais confortável, retorno precoce às suas atividades profissionais e sociais.